Updating search results...

Search Resources

6 Results

View
Selected filters:
  • educação-ambiental-crítica
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: construindo saberes sobre os serviços ecossistêmicos dos manguezais
Unrestricted Use
CC BY
Rating
0.0 stars

Trata-se de um produto técnico de forma complementar a produçãointelectual da Área de Ciências Ambientais (CiAmb). O E-book tem oobjetivo de contribuir e orientar professores e gestores da educaçãobásica que pretendam aplicar a ABP associado Educação Ambiental (EA)crítica ou em qualquer outra área, fazendo as devidas adaptações àrealidade vivida. Ou seja, pode facilitar professores e gestores noentendimento da ABP e de práticas de EA crítica.

Subject:
Elementary Education
Environmental Science
Material Type:
Textbook
Author:
Camila S. Ramos
Date Added:
08/21/2022
PRODUTO TÉCNICO EDUCACIONAL PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA PRODUÇÃO DE ESPAÇOS DE CIRANDA INFANTIL
Only Sharing Permitted
CC BY-NC-ND
Rating
0.0 stars

Este produto técnico compreende a um instrumento educacional da pesquisa intitulada "Espaço de Ciranda Infantil: Uma Proposta Para o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC-SE), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), associado à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Espera-se poder contribuir para que outras educadoras e educadores sintam-se estimuladas(os) a implementar e/ou atuar em espaços de educação não-formal, desenvolvendo ações e práticas de Educação Ambiental com o viés crítico para/com o público infanto-juvenil. 

Subject:
Early Childhood Development
Environmental Science
Environmental Studies
Material Type:
Activity/Lab
Diagram/Illustration
Teaching/Learning Strategy
Author:
Mony Grazielle Barros Santos
Date Added:
10/24/2023
SE  É ÁGUA, EU CUIDO.
Only Sharing Permitted
CC BY-NC-ND
Rating
0.0 stars

Esse produto é uma Sequência Didática (SD) desenvolvida com base na Metodologia da Problematização através do Arco de Maguerez. Destina-se aos professores do ensino fundamental, ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) que trabalham a educação ambiental como ferramenta contribuidora de organização da sua prática pedagógica favorecendo o melhoramento aos processos de ensino e da aprendizagem. Esse produto se bem aplicado contribuirá para que comunidade escolar incorpore novos valores, hábitos e atitudes em favor da conservação dos recursos naturais, em especial a água e seu uso racional ao considerarmos enquanto recurso de valor social, econômico, estratégico, ambiental e fundamental a vida do homem, das espécies animais e vegetais, mas que é finito.

Subject:
Applied Science
Education
Environmental Science
Material Type:
Teaching/Learning Strategy
Author:
Raimundo Nonato de Souza Bouth
Date Added:
03/17/2024
Sequência didática - João e Maria: as aventuras do papel
Conditional Remix & Share Permitted
CC BY-NC-SA
Rating
0.0 stars

Este manual didático foi desenvolvido para facilitar o desenvolvimento da sequência didática intitulada João e Maria: as aventuras do papel. O objetivo desta é proporcionar às crianças de 4 a 5 anos uma primeira aproximação com a educação ambiental crítica, na temática dos resíduos sólidos (lixo), ou seja, apresentar uma visão holística da problemática, para além da reutilização e descarte seletivo para a reciclagem, contemplando o ciclo de vida do papel (desenvolvimento, matéria prima, produção, consumo, disposição final) e seus impactos ambientais. A sequência didática foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) associada Universidade de São Paulo (USP) através de uma ampla pesquisa em livros, artigos, cartilhas, legislação, documentos oficiais, sites, vídeos e respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças preconizados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) - conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se - para a educação infantil. Tem como objetivo final, contribuir no aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto ambiental, não sendo vista como uma mera receita a ser reproduzida, mas passível de alterações conforme as necessidades e realidades das crianças, promovendo assim aprendizagens significativas. Desta forma, esperamos que este manual possa contribuir na sua prática educativa e na formação de crianças autônomas e críticas frente à crise socioambiental que enfrentamos. Que ele seja seu companheiro nessa trajetória.

Subject:
Applied Science
Environmental Science
Material Type:
Lesson Plan
Author:
Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Ariane Destro
Date Added:
07/25/2022
Se é água, eu cuido.
Only Sharing Permitted
CC BY-NC-ND
Rating
0.0 stars

A Sequência Didática (SD) denominada “Se é água, eu cuido” foi desenvolvida com base na Metodologia da Problematização através do Arco de Maguerez e se destina ao ensino médio, tendo como objetivo geral proporcionar suporte as práticas pedagógicas interdisciplinares em Educação Ambiental quando o objeto do conhecimento tratado no ambiente escolar estiver relacionado a situações-problema da água.

A SD pode melhor organizar o ensino interdisciplinar ao incorporar às aulas desafios que levem ao aluno ganhos mais relevantes na aprendizagem, instigando-os a serem mais críticos e até mesmo questionadores da forma como está ocorrendo o ensino.

A SD “Se é água, eu cuido” é apresentada como um instrumento da Educação Ambiental capaz de transitar por todas as áreas do conhecimento, enquadrando-se em qualquer itinerário formativo e com maior ênfase, no caso do nosso produto, no eixo estruturante mediação e intervenção sociocultural que propõe trabalhar situações problema relacionadas a vida do homem e do planeta concentrando-se na atuação socioambiental e cultural para discutir hipóteses de solução de problemas ou mediação de conflitos da comunidade.

Espera-se que os professores ao trabalharem a Educação Ambiental utilizem essa SD enquanto instrumento do processo ensino-aprendizagem para que a comunidade escolar possa incorporar novos valores, hábitos e atitudes em favor da conservação dos recursos naturais, em especial a água enquanto recurso de valor social, econômico, estratégico, ambiental e fundamental a vida do homem, das espécies animais e vegetais, mas que é finito.

[Abstract machine translation:
The Didactic Sequence (SD) called “If it’s water, I take care of it” was developed based on the Problematization Methodology through the Maguerez Arc and is intended for secondary education, with the general objective of providing support for interdisciplinary pedagogical practices in Environmental Education when the The object of knowledge addressed in the school environment is related to water problem situations.

SD can better organize interdisciplinary teaching by incorporating challenges into classes that lead to more relevant learning gains for the student, encouraging them to be more critical and even question the way teaching is taking place.

The SD “If it’s water, I care” is presented as an Environmental Education instrument capable of moving through all areas of knowledge, fitting into any training itinerary and with greater emphasis, in the case of our product, on the structuring axis of mediation and sociocultural intervention that proposes working on problem situations related to the life of man and the planet, focusing on socio-environmental and cultural action to discuss hypotheses for solving problems or mediating conflicts in the community.

It is expected that teachers, when working on Environmental Education, use this SD as an instrument in the teaching-learning process so that the school community can incorporate new values, habits and attitudes in favor of the conservation of natural resources, especially water as a valuable resource. social, economic, strategic, environmental and fundamental to the life of man, animal and plant species, but which is finite.]

Subject:
Applied Science
Career and Technical Education
Education
Environmental Science
Environmental Studies
Hydrology
Physical Geography
Physical Science
Material Type:
Teaching/Learning Strategy
Author:
Raimundo Nonato de Souza Bouth
Date Added:
12/25/2023
Uma Tecnologia Social chamada Biodigestor
Conditional Remix & Share Permitted
CC BY-NC-SA
Rating
0.0 stars

Esta cartilha constitui parte do resultado da Dissertação de Mestrado Profissional, realizada através da pesquisa – PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO COMO UMA ALTERNATIVA DE SUBSISTÊNCIA EM UNIDADES PRODUTIVAS DO ASSENTAMENTO ROSA LUXURGO II/ SÃO CRISTÓV-SE, pertencente ao Programa Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Orientado pela Prof.ª Renata Nunes Azambuja, a cartilha objetivou ensinar como construir uma matéria de biodigestor – uma tecnologia social - através de acesso, fim de promover a adoção de alternativas à vida das famílias agrícolas.

Subject:
Environmental Science
Material Type:
Data Set
Author:
Pedriane Inácia Oliveira da Costa
Date Added:
08/15/2022